Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. salmos 122.1

Alegrei-me quando me disseram: Vamos á casa do SENHOR. Salmos 122.1

História da organização da 2ª Igreja Prebiteriana Independente de Santo André

Clique nas imagens para ampliá-las



  Resumo Histórico da 2ª IPI de SANTO ANDRÉ 

No ano de 1948,os irmãos João Martins Teles e Maria Arruda Teles (membros da 1ª IPI de Santo André, conhecida como igreja central do município) mudaram-se para o então distante bairro de Vila Vitória. Com as dificuldades no transporte público da época, a Igreja passou a reunir-se no lar do irmão João Martins Teles, à rua Joana D'Arc, 119, teve inicio um trabalho nas tardes de domingo, quando uns bancos eram colocados debaixo dos pés de limoeiros no quintal da casa. Com o crescimento do trabalho a 1ª IPI de Santo André, através da UMPI organizou um Ponto de Pregação no mesmo local, construiu-se um pequeno galpão ao lado da casa daquele irmão, surgindo tempos depois uma forte Escola Dominical. O Rev. Armando Gonçalves com ampla visão do trabalho em acordo com o Conselho da igreja-mãe, em 02 de Julho de 1963 oficializou a Congregação de Vila Vitória. O primeiro dirigente da Congregação foi o presbítero Josias Oliveira Pinto.
Em 1964, um terreno na mesma rua no número 135, foi doado pelo irmão Ário de Barros Rangel (Presbítero da igreja mãe), no qual foi construído um salão no fundo do terreno. Conseguindo eleger dois presbíteros, a Congregação passou a ter vida quase autônoma, sob a liderança de Daniel Martins Teles e de Eduardo Corrêa. Com o trabalho em progresso constante, o Conselho da igreja-mãe atendeu o pedido da Congregação de Vila Vitória, encaminhando ao Presbitério de Leste a solicitação de organização da mesma, em igreja. Assim no dia 15 de Janeiro de 1967 através da Comissão de Organização composta pelos Revs. Armando Gonçalves e Getúlio de Andrade e Presbíteros Luciano Fernandes de Oliveira e Hamilton Rodrigues, compareceu ao local da Congregação sito à Rua Joana D'Arc, 135, e organizou a Segunda Igreja Presbiteriana Independente de Santo André, com 68 membros maiores e 64 menores. Seu corpo de Oficiais na ocasião ficou assim constituído:
CONSELHO: Presbs. Daniel Martins Teles (Vice-pres.), Altair Oliveira Pinto (Sec), Leovegildo Alcantâra e Eduardo Corrêa.
MIN. AÇÃO SOCIAL E DIACONIA: Diáconos Paulo Mariano da Silva, Joel Martins Teles, Josué Martins Teles e Mario Turello; Diaconisas Onice de Oliveira Pinto,Margarida Turello, Alzira Silveira Vasconcelos Teles.
Foi o primeiro pastor da igreja o Rev. Antonio Gouvêa Mendonça. (Extraído do Jornal " O ESTANDARTE" de 30/04/1967 - pg. 9)
* O material que serviu de pesquisa para o histórico da igreja foi cedido pelo Presbítero Sidnei Martins Teles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário